Teste PNL ou neurolinguística online

Pra que serve o teste pnl ou teste de neurolinguística? Conheça um história entre mãe e filhos e entenda por que isso é importante.

Passo 1 de 10 Escolha a opção que mais se assemelha a você:
651 pessoas já fizeram este teste.

Teste PNL (Programação Neurolinguística)


Antes de fazer o teste de PNL, precisamos entender o que é PNL ou programação neurolinguística e para que serve. 

O que é PNL




PNL - Programação Neurolinguística é utilizada para entender como uma pessoa organiza seu pensamento, sentimento, linguagem e comportamento e assim produz determinado  resultado. Entre outras palavras é como se você pudesse entender melhor como alguém pensa e assim entender o porque ele age de tal forma.

A programação neurolinguística é utilizada por várias pessoas, seja para melhorar a relação com as pessoas ou para melhorar sua vida profissional.

A programação neurolinguística é como um manual do usuário para o cérebro, fazer um treinamento em PNL é como aprender a se tornar fluente na linguagem da sua própria mente, tendo assim um alto conhecimento ainda mais apurado e automaticamente obter resultados ainda mais satisfatórios em seu convívio pessoal ou profissional.

Isso vale também para o conhecimento para o com o próximo, entender o funcionamento da mente do seu parceiro(a), namorado(a), marido, esposa, pai, mãe, filhos, amigos etc, pode mudar completamente para melhor o relacionamento entre vocês.

Para ilustrar melhor veja essa história de uma mãe e seus 2 filhos, criados de forma idêntica, porém um filho a amava e o outro filho simplesmente a odiava.


Teste PNL Certa vez atendi uma mãe que me procurou porque tinha um filho "problemático"... Suas palavras foram: "Eu tenho um filho de 10 anos e um de 8... Eu criei os meus filhos da mesma forma... não entendo porque um me ama e o outro parece que me odeia."

Ao conversar com a mãe, ela relatou que ao longo da vida, aprendeu que o mais importante para um filho, era o amor dos pais, e isso eles tiveram... "Eu amei os dois da mesma forma...".

Eu: - E como você demonstrava amor para eles?
Ela: - Faço igual a minha mãe... Toda noite, antes de dormir, minha mãe abria a porta do quarto e dizia "amo você minha anjinha…", lembro até hoje da voz dela dizendo isso... Para mim era o melhor momento do dia… E é isso que eu sempre fiz toda noite com eles, abria a porta do quarto e dizia "amo vocês meus anjinhos."

Eu: - Compreendo… E como seus pais eram em relação a colo, carinho?
Ela: - Ah, isso não tinha... sabe como era antigamente… os pais eram muito rígidos... meu pai era bem fechado, trabalhava muito, e minha mãe também passava o dia todo ocupada... Não tinha tempo pra colo e frescura… Nisso eu sou muito parecida com a minha mãe..."

Pedi para ela responder um pequeno questionário para confirmar uma suspeita que eu tinha... Era o questionário para identificar o sistema representacional preferido.

Os sistemas representacionais são as portas da nossa percepção, dentro da PNL eles são divididos basicamente em três categorias: Visual, auditivo e Cinestésico. E estão relacionados com nossa maneira de perceber e vivenciar as experiências diárias.

A maioria das pessoas processa a realidade de maneira mais Visual, ou seja, são guiadas principalmente pelo que vêem no dia a dia, imagens, formas, cores, luminosidade, tamanho… e seu processo de pensamento acontece criando imagens mentais.

Algumas pessoas processam a realidade de maneira mais Auditiva, suas ações são baseadas no que ouvem, informações, dados, tons de voz... e seu processo de pensamento se dá mais por um diálogo interno.

E ainda existem aquelas que processam a realidade de maneira mais Cinestésica, ou seja, sua percepção depende muito de sensações, contato, ações, movimento... Seu processo de pensamento está muito mais relacionado a como ela irá se sentir em determinada situação.

Na prática nós temos os três, mas geralmente temos um preferencial.

Ao terminar o questionário, o resultado do teste da mulher deu Auditivo. Pedi que ela levasse duas cópias para casa e desse para os filhos responderem e depois voltasse. Resultado, um dos filhos deu Auditivo, e o outro Cinestésico.

Adivinha só… O filho que a mãe dizia "amar" ela, era o que processava a realidade de maneira mais Auditiva, assim como ela, por isso, para ele, ouvir "eu te amo meu anjinho" era, de certa forma, suficiente. Por outro lado, o filho que a mãe dizia "odiar" ela, processava a realidade de maneira mais Cinestésica, isso significa que para ele, ouvir não é tão importante quanto sentir… Para ele, uma demonstração de amor seria um colo, um abraço, um carinho… não palavras.

Nesse momento a mãe entendeu que talvez esse tenha sido o problema... Ela criou os dois da mesma forma, mas eles não eram iguais... Nunca foram… O que funcionou para um, não necessariamente funcionaria para o outro…

Seus olhos se encheram d'água...

Eu: - E aí, o que você vai fazer com essa informação? O que você pode fazer para resolver isso?
Ela: - Eu preciso encostar mais no meu filho… sinceramente... não lembro a última vez que dei um abraço de verdade nele… Hoje mesmo, a noite vou chamar ele para conversar…
Eu: - Compreendo... mas lembre-se que é você quem gosta de falar e ouvir, não ele… Talvez ele só queira um colo…
Ela: - Tem razão… Muito obrigada!


Relato retirado da página pessoal de Fernando
Eing no facebook





Este teste pnl ou de neurolinguística poderá lhe dar uma pista sobre como funciona a sua mente, lhe dizendo se você é visual, auditivo ou cinestésico? 


Mas quais as diferenças? 

VISUAL
A pessoa com predominância do canal VISUAL, é ligada na beleza e estética, em formas e detalhes. Tem uma postura corporal rígida e sua respiração é torácica. Ela fala muito rapidamente porque as imagens se sucedem em sua mente como um filme. Entre o prático e o bonito, a pessoa VISUAL sempre escolherá o bonito. É uma pessoa obcecada por arrumação e ordem e para atender o que lhe dizem, a pessoa VISUAL precisa que "mostrem" o que é. O VISUAL não dá valor às palavras e não reage bem ao toque ao contrário da pessoa Cinestésica.


CINESTÉSICO
A pessoa com predominância do canal CINESTÉSICO é, dos 3 tipos, o mais sujeito ao sofrimento. Para esta pessoa todas as experiências são físicas. Esta pessoa prefere conforto à beleza e busca sempre o bem-estar, o prazer e o aconchego. Este tipo de pessoa precisa ser abraçada, tocada, beijada para que
se sinta amada. Ela prefere roupas velhas e confortáveis, sapatos que não apertam, nadar, pisar na areia, estar junto da natureza. As pessoas CINESTÉSICAS possuem o tom de voz baixo, ritmo lento e respiração abdominal. Gostam de músicas lentas e baladas e se sentem agredidas quando não são correspondidas em sua necessidade de contato corporal.


AUDITIVO
A pessoa com predominância AUDITIVA, não dá grande valor às aparências, mas sim ao bom papo, bom senso e inteligência. São equilibradas e estão sempre prontas a discutir os problemas pois acreditam na lógica dos argumentos. O tom da voz é médio, a respiração é torácica e abdominal. A memória para os sons é fantástica: são capazes de lembrar-se de coisas que lhes foram ditas há muitos anos atrás. O barulho, vozes estridentes ou ásperas ferem as pessoas auditivas. Apreciam músicas com letras bem elaboradas, que passam uma mensagem consistente. Para ter certeza de alguma coisa, o auditivo
precisa ouvir, do contrário, não acreditará.

E então pronto para saber que tipo de você é? faça nosso teste pnl e descubra. Além disso você pode pedir a outras pessoas para fazer o teste também, assim você descobrirá um pouco sobre como funciona a mente dessa pessoa.

Comentários sobre o Teste PNL ou neurolinguística online
© Copyright 2015 - 2019 Todos os Direitos Reservados - www.testesonline.com.br