Teste de Empatia, faça o teste e conheça o seu grau de empatia.

Teste de empatia online. Descubra o que é empatia, qual o seu tipo e grau de empatia você se enquadra.

Passo 1 de 14 Pra você, seria desconfortável se atrasar para uma reunião ou confraternização?
6629 pessoas já fizeram este teste.

Neste teste online de empatia abordaremos os aspectos e importância da empatia, algumas pessoas o tem em excesso, enquanto outras em escala extramente baixa, em ambos os casos extremos isso é algo que deve ser trabalhado, já que o ideal é ter uma escala de média pra alta de empatia para com as outras pessoas que lhe rodeiam. Mas primeiro vamos saber o que é empatia.

O que é empatia?

Segundo o dicionário Aurélio, empatia é: Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. Ter aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.

Empatia vs Simpatia


Teste de EmpatiaSimpatia e empatia são palavras que estão intimamente relacionadas, limitadas talvez por circunstâncias e postura tomada por cada um de nós em determinada situação. A simpatia é consideravelmente mais antiga que a empatia, tendo existido em nossa língua há várias centenas de anos antes da introdução de sua prima, e sua maior idade é refletida em uma amplitude maior de significado.




Simpatia pode se referir a "sentimentos de lealdade" ou "unidade ou harmonia em ação ou efeito", significados não compartilhados pela empatia. Nos contextos em que as duas palavras se sobrepõem, a simpatia implica compartilhar (ou ter a capacidade de compartilhar) os sentimentos de outra pessoa, enquanto a empatia tende a ser usada para significar imaginar, ou ter a capacidade de imaginar, sentimentos que na verdade não temos, e a partir dai tomar uma decisão ou não de se solidarizar e talvez até de tomar partido de certas coisas.

3 tipos de empatia

Hoje em dia os psicólogos identificam como sendo três os tipos de empatia: empatia cognitiva, empatia emocional e empatia compassiva.

A empatia cognitiva, que tende a entender os pensamentos e emoções de alguém, em um sentido muito racional, e não emocional.




A empatia emocional, que também é conhecida como contágio emocional, e esta tende a"captar" os sentimentos de outra pessoa, para também sentir literalmente.

Empatia compassiva, é a que entende os sentimentos de alguém e tomar as medidas necessárias para ajudar.

As pessoas podem variar entre as 3 empatias e outras nem ter nenhuma empatia com nada nem ninguém, o que neste caso já poderia entrar no quadra de pessoa antipática, ou alheia as frustrações e emoções das pessoas que lhe rodeiam.

Desenvolvendo a empatia




Concentre sua atenção no bem-estar, interesses e necessidades de outras pessoas

Suspenda, temporariamente, seus próprios julgamentos e críticas

Conecte-se a pessoa, faça o exercício de se colocar no lugar do outro, isso é essencial para ter empatia, mesmo que você ainda tenha o mesmo ponto de vista anterior, ficará mais fácil de entender o que está acontecendo.

Escute a pessoa que está se abrindo com você e reflita sobre o que ele(a) disse antes de dar uma opinião. A reflexão visa melhorar o entendimento da situação (bem como o entendimento da pessoa que está refletindo), inserindo significados e implicações mais profundos incorporados na narrativa.




Não fique só falando sobre você, não ouvir atentamente é gastar seu tempo falando sobre si mesmo. De fato, é improvável que outros se abram e compartilhem seus mundos particulares com você, se você só fala sobre se mesmo.

Pratique, virtudes morais como a coragem evitam os extremos entre covardia e tolice; já amizade evita os extremos de grosseria e bajulação.

É claro que, quando emoções fortes são despertadas, nem sempre é fácil aplicar esse filtro, mas é exatamente por isso que a empatia requer prática e perseverança para cultivar o hábito certo. É também por isso que a empatia é uma virtude ou excelência de ser unicamente humano.




3 Razões para sermos mais empáticos

Empatia e interação são as chaves definitivas para uma comunidade mais abrangente e coexistente no mundo. Quanto mais pessoas são expostas à diversidade de pessoas de todos os tipos, mais próximos da coexistência nos tornamos.

Pratique a empatia e você terá relacionamentos muito mais saudáveis e duradouros, colocar-se no lugar do outro para entender suas preocupações e angustias fará toda a diferença.

A empatia lhe ajudará a perdoar, apoiar e amar muito mais do que você já o faz hoje em dia, e isso é fator determinante para uma vida mais equilibrada e feliz.




E então pronto(a) para descobrir o seu grau de empatia? faça o teste online de empatia e descubra.