Inteligência Emocional - Teste Online

Inteligência emocional, saiba o que é, seus pilares além do teste e dicas para melhorar a sua inteligência emocional

Passo 1 de 11 Como você se sente sob pressão?
652 pessoas já fizeram este teste.

Inteligência Emocional

Também conhecido como Quociente Emocional ou QE, a inteligência emocional está relacionada a como você controla suas emoções diante das diversas situações do dia a dia, seja no trabalho ou na vida pessoal, a inteligência emocional pode definir se você terá ou não sucesso naquilo que você se propõe a fazer.

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de monitorar e controlar suas próprias emoções, bem como entender e lidar com as emoções dos outros, além disso ajuda a distinguir e rotular diferentes emoções corretamente e usar esta 'informação emocional' para guiar seu pensamento e comportamento, e assim influenciar positivamente a todos os outros que lhe rodeiam.


Inteligência emocional é o que usamos quando temos empatia com nossos colegas de trabalho, familiares, quando temos conversas profundas sobre nosso relacionamento com nosso cônjuge ou namorada(o); ou quando tentamos controlar uma criança birrenta ou indisciplinada. Também permite-nos conectar-nos com as outras pessoas, e assim viver uma vida mais autêntica, saudável e feliz.

O que é mais importante? QI ou Inteligência emocional ?


Difícil dizer que um é mais importante que outro, ambos tem sua importância e dificilmente uma pessoa bem sucedida pessoalmente ou profissionalmente, tem um QI alto e um QE (inteligência emocional) baixo, ou vice-versa. 

Para uma vida mais prazerosa e equilibrada é importante você estar com o QI e o QE em níveis equiparados, de preferência com valores elevados que neste caso sempre poderá ser trabalhado e melhorado ao longo da vida.

Um pouco sobre a história:

Inteligência emocional foi o termo criado por dois pesquisadores - Peter Salavoy e John Mayer - e popularizado por Dan Goleman em seu livro de 1996 com o mesmo nome.

Em seu livro Working With Emotional Intelligence, Daniel Goleman cita a pesquisa da Escola de Negócios de Harvard que determinou que o QE é duas duas vezes mais que o QI e as habilidades técnicas combinadas é crucial para determinar quem será bem-sucedido ou não.

Daniel G. viu a inteligência emocional como um fator importante para o sucesso, principalmente para as crianças.

Ele sugeriu que promover a “aprendizagem social e emocional” em crianças para aumentar sua inteligência emocional, não apenas melhoraria suas habilidades de aprendizado, mas também ajudaria a ter sucesso na escola, reduzindo ou eliminando alguns dos problemas comportamentais mais prejudiciais para as crianças.

O livro de Goleman foi elogiado pelo próprio Dalai Lama, que afirmou que ele pode ajudá-lo a entender melhor o conceito e as emoções de si mesmo e dos outros.

Para que serve a inteligência emocional?
Inteligência Emocional - Teste Online
A inteligência emocional beneficia várias áreas da vida, mas é particularmente importante no local de trabalho. De fato, possuir esse traço pode levá-lo ainda mais em sua carreira, e convenhamos se a vida profissional vai bem a pessoal também tem tudo para dar certo.

Fato é que inteligência emocional te ajuda a aceitar e entender críticas construtivas sem culpa e assim fazer com que você possa crescer como funcionário ou como líder e prosperar em sua área de atuação.

A inteligência emocional também é benéfica na vida porque é menos provável que você tome decisões ruins ou de impulso que possam afetar a sua vida de forma negativa. Em vez disso, você usaria a lógica e o raciocínio para pensar nas consequências de uma decisão antes de reagir.

O que é uma pessoa com grande inteligência emocional?

Pessoas com alta inteligência emocional têm maior capacidade de gerenciar o estresse do dia a dia, resolver problemas complexos e de cooperar com outras pessoas que eventualmente precise de alguma ajuda.

Até por isso este tem sido fator importante em entrevistas de emprego. Algumas empresas já aplicam um teste para avaliar se o candidato a vaga tem ou não o mínimo de inteligência emocional sendo em muitos casos fator importante para admissão ou não pela empresa.

Para um cargo de liderança por exemplo, pessoas emocionalmente inteligentes sabem como lidar com conflitos de uma maneira que motive a equipe deles, em vez de desanimá-los, e também estão cientes de como cada pessoa de sua equipe reage a determinada situação.

Os líderes emocionalmente inteligentes têm a capacidade de discernir o que faz sua equipe feliz e promover um ambiente feliz pode melhorar a produtividade.

Quais são as habilidades da inteligência emocional?
Cinco elementos definem inteligência emocional. São eles:

Auto-consciência: A autoconsciência é estar consciente dos seus próprios sentimentos e motivos. Pessoas emocionalmente inteligentes geralmente demonstram um alto nível de autoconsciência. Você sabe como suas emoções afetam a si mesmo e aos outros, e você não permite que suas emoções o controlem.

Auto-regulação: Pessoas com capacidade de se auto-regular não tomam decisões impulsivas. Você faz uma pausa e pensa nas conseqüências de uma ação antes de prosseguir.

Motivação: Pessoas com inteligência emocional são produtivas e motivadas. Você pensa sobre o quadro geral e avalia como suas ações contribuirão para o sucesso a longo prazo.

Empatia: Pessoas emocionalmente inteligentes são menos propensas a serem egocêntricas. Em vez disso, você tem empatia pelos outros e por suas situações. Você tende a ser um bom ouvinte, lento para julgar e entender as necessidades e desejos dos outros.

Habilidades sociais: É mais fácil para você colaborar e trabalhar em equipes. Você tende a ser um excelente líder por causa de suas fortes habilidades de comunicação e capacidade de gerenciar relacionamentos.

Confira também: Teste de Habilidades Sociais

O que fazer para desenvolver a inteligência emocional?

Felizmente Inteligência emocional é algo que você pode aprender e desenvolver, abaixo listamos algumas dicas.

Observe como você reage às pessoas. Você corre para julgar antes de conhecer todos os fatos? Veja honestamente como você pensa e interage com outras pessoas. Tente se colocar no lugar deles e ser mais aberto e aceitar suas perspectivas e necessidades.

No seu ambiente de trabalho. Você procura atenção para suas realizações? Humildade pode ser uma qualidade maravilhosa, e isso não significa que você é tímido ou não tem autoconfiança.

Humildade - Quando você pratica a humildade, diz que sabe o que fez e pode ficar em silêncio confiante sobre isso. Dê aos outros a chance de brilhar - concentre-se neles e não se preocupe muito em receber elogios por si mesmo.

Faça uma autoavaliação. Experimente o nosso teste de inteligência emocional. Você está disposto a aceitar que não é perfeito e que poderia trabalhar algumas coisas para se tornar uma pessoa melhor? Tenha a coragem de olhar para si mesmo com honestidade - isso pode mudar sua vida.

Examine como você reage a situações estressantes. Você fica chateado toda vez que há um atraso ou algo não acontece do jeito que você quer? A capacidade de manter a calma e o controle em situações difíceis é altamente valorizada - no mundo dos negócios e fora dele.

Tomar responsabilidade por suas ações. Se você ferir os sentimentos de alguém, peça desculpas diretamente - não ignore o que você fez ou evite a pessoa.

Examine como suas ações afetarão os outros. Se a sua decisão afetará os outros, coloque-se no lugar deles. Como eles se sentirão se você fizer isso? 



Comentários sobre o Inteligência Emocional - Teste Online
© Copyright 2015 - 2019 Todos os Direitos Reservados - www.testesonline.com.br