Teste QI no facebook Testes Online no Google+

Teste dos 7 Tipos de Inteligência

Pesquisadores afirmam, há 7 tipos de inteligência. Descubra qual tipo de inteligência é a sua.

Passo 1 de 10 Nos meus tempos livres o que eu gosto mesmo é de:

48950 pessoas já fizeram este teste.


Testes de QI tradicionais perguntam (e tentam responder) à questão, "Quão inteligente eu sou?". A teoria das Inteligências Múltiplas, por outro lado, explora "como sou inteligente?"

A teoria das múltiplas inteligências foi desenvolvida em 1983 pelo Dr. Howard Gardner, professor de pedagogia na Universidade de Harvard. Sua teoria sugere que a noção tradicional de inteligência, baseada no teste de QI, é limitada. Ao invés de resumir a inteligência de uma pessoa em uma pontuação numérica, Dr. Gardner propôs identificar que tipo de inteligência cada pessoa tem. Ele originalmente propôs sete diferentes tipos de inteligência: linguística, matemática lógica, visual espacial, cinestesia corporal, musical, interpessoal e intra pessoal.

Gardner argumenta que estas inteligências raramente operam independentemente; elas complementam uma a outra enquanto uma pessoa desenvolve habilidades ou resolve problemas. Por exemplo, um dançarino só pode ser excelente se tiver uma forte inteligência musica para sentir o ritmo, inteligência interpessoal para entender como pode inspirar a plateia, e inteligência de cinestesia corporal para lhe dar a agilidade e coordenação necessárias para completar os movimentos com sucesso.

Gardner acredita que há base tanto biológica quanto cultural para as múltiplas inteligências. Pesquisas neurobiológicas indicam que o aprendizado é resultado de modificações nas conexões sinápticas entre células.
Curiosamente, diferentes tipos de aprendizado resultam em conexões sinápticas em diferentes áreas do cérebro. (Por outro lado, danos cerebrais um um ponto específico pode causar a perda de uma habilidade, enquanto danos em outros pontos pode resultar em diferentes prejuízos). Enquanto determinadas inteligências possam ser altamente desenvolvidas em pessoas de uma cultura, estas mesmas inteligências podem não ser desenvolvidas
em indivíduos em outra. Isto significa, essencialmente, que podemos desenvolver e aprimorar nossas "inteligências" em diferentes áreas através de treinamento e prática.

Tipos de inteligência não são fixados no nascimento. Na verdade, é exatamente o contrário - eles são altamente desenvolvidas durante a vida. Sem dúvidas, uma pessoa pode ser limitada por determinada predisposição genética ou limitação física a alcançar um certo nível de eficácia (nem todo mundo, por exemplo pode dominar um esporte ou instrumento musical com o mesmo nível de sucesso), mas todo mundo pode aumentar sua inteligência em todas as categorias aprendendo e praticando habilidades envolvidas.

A maioria das pessoas não é totalmente "genial" em determinada área. Todo mundo é abençoado com uma mistura de muitas habilidades de diferentes tipos de inteligência. Em larga escala é esta mistura que determina a
unicidade. Se Suzanne aprender a usar suas várias inteligências combinadas uma a outra, ela estará bem em seu caminho para o sucesso.


Comentários